sábado, 30 de agosto de 2014

Pátio Bella Vista

SANTIAGO - 19/07/2014

Pátio Bella Vista



A noite de Santiago é um caso a parte pois é muito divertida e bem movimentada, nem só por turistas, mas também pelos santiaguenses. Um dos lugares mais procurados é o Patio Bella Vista, localizado perto do Metrô Baquedano e do Cerro de San Cristobal. Lá tem diversos bares para todos os gostos e estilos, desde uma pizza, chilena é claro, até comida japonesa.

sábado, 16 de agosto de 2014

Vale do Conchágua - Viña Casa Silva

SANTIAGO - 18/07/2014

Valle do Colchagua - Viña Casa Silva



Um dia especial, acordamos cedo pois havíamos reservado um carro na Econorent, aliás, recomendo, fomos muito bem atendidos. Após pegar o carro, um Peugeot 208, com teto solar, GPS, e outros acessórios, fomos para o Valle do Colchagua, mais precisamente na cidade de San Fernando, localizada a 140 km de Santiago.

O Valle do Colchagua é conhecido por ser uma excelente região vinícola com excelentes nomes como Casa Silva, Viña Cruz, Lapostolle, Santa Helena, entre outras.

Vale a pena visitar essa região, principalmente pelas suas belas vistas, já que fica aos pés da cordilheira.

A estrada de Santiago a San Fernando é bem tranquila com pista dupla e muito bem sinalizada, você se sente em um país da Europa, sinceramente, não vi um só buraco naquelas pistas. Tem alguns pedágios no caminho, com preço médio de R$ 5,00 por passagem. 

Nossa parada foi na Casa Silva, indicação do amigo Dr. Rodrigo. A Casa Silva fica localizada na região Rural de San Fernando, mas com acesso por asfalto e muito bem sinalizado. Um pouco antes de chegar a San Fernando, já vimos as placas para Santa Helena e Casa Silva. 

A Viña Casa Silva é uma das mais antigas do Valle do Colchagua, fundada em 1892, mantém sua tradição com vinhos maravilhosos. Nosso guia nos mostrou suas parreiras, o local onde os vinhos são fermentados, visitamos o local onde são guardados e nos contou um pouco da história da vinícola, da família, e das diferenças entre os vinhos, reserva, reservado e gran reserva. No final da visita degustamos três maravilhosos vinhos. Ponto extra para o carmenère reserva.

Mas não acabou por aí não. Um ponto alto da Casa Silva é o seu restaurante, localizado dentro da vinícola ao lado do campo de polo, traz excelentes opções para um almoço perfeito em um dia frio. Para chegar ao restaurante fomos de carro passando por um caminho em meio as parreiras. O restaurante fica localizado em uma casa antiga, no seu interior muito bem decorado com uma linda lareira, e na varanda uma vista incrível. Depois do almoço retornamos para Santiago.




segunda-feira, 28 de julho de 2014

Viña Santa Rita - Bike and Wine

SANTIAGO - 17/07/2014

Viña Santa Rita - Bike and Wine



Hoje tivemos que apelar para uma empresa de turismo para fazer esse passeio, isso por que ele somente pode ser feito através deles, a Turistik.

Como a vida com guia não é fácil, tivemos que acordar cedo para irmos a vinícola Santa Rita, onde fizemos um passeio chamado Bike and Wine. É um passeio de bicicleta pela vinícola Santa Rita e Carmen. O trajeto possui em torno de 7 km, em estradas de terra planas.

Durante o passeio passamos pelas parreiras que nessa época do ano estão em repouso devido ao inverno para começarem a florescer na primavera e verão.

Mas mesmo assim ainda podemos encontrar nas parreiras cachos de uva de cabernet sauvignon, syrah, pinot noir, entre outras variedades de cepas. Esses cachos fazem parte da colheita tardia. São uvas que são colhidas após a colheita normal, onde eles deixam parte nas videiras para que amadureçam mais e tenham uma maior teor de açúcar, com isso temos um vinho delicioso, mais fresco, e suave que leva a denominação de Late Haverst. São vinhos licorosos para se tomar após um jantar.

Durante o passeio passamos pelas plantações de videiras da Santa Rita, e visitamos as instalações da vinícola Carmen, que tem em seu portfólio vinhos orgânicos.

Descobrimos também que não existe um vinho 100% orgânico, apesar de muitos levarem essa denominação, e praticamente impossível conseguir cultivar uma plantação de videiras sem uma quantidade minima de defensivos agrícolas. Ocorre que em cada país o governo define uma quantidade minima e máxima de defensivo que se pode usar, E as plantações com defensivos mínimos são considerados orgânicos. Parece esquisito falar que uma quantidade minima de defensivo, mais isso é para proteger não somente uma plantação, mas todas. Imagine se em uma plantação de um vizinho seu que é orgânica, é atacada por pragas e a sua não sendo orgânica e por estar ao lado daquela acaba sofrendo com isso também. É como ir no hospital, você pode não ter nada, e o paciente pode estar medicado, mas mesmo assim existe uma pequena chance de você contrair alguma doença.

Podemos notar também que na frente de cada fileira de parreiras encontramos uma roseira. No verão quando as parreiras estão com uma extensa folhagem e grandes cachos de uva, notamos essa roseiras. Elas são utilizadas como termômetro da saúde das parreiras. Quando uma praga atinge as parreiras, antes que isso aconteça, a roseira por ser mais frágil é a primeira a demonstrar os sintomas, então, não é para ficar mais bonito, e sim para acompanhar a saúde das plantas.


Mas voltando ao passeio, tivemos a oportunidade de fazer várias paradas e saborear algumas uvas diretamente da plantação. Durante o passeio também paramos em um mirante para admirar a beleza da Santa Rita aos pés das cordilheiras acompanhando de uma belo vinho Nativa Sauvignon Blanc da vinícola Carmen.


E para finalizar nosso passeio nada como uma degustação de três vinhos da vinícola Santa Rita com explicações de cada pelo sommelier da vinícola.














SANTIAGO - 16/07/2014

Vinã Undurraga - Los Leones



Hoje foi um dia especial. No post anterior havia falado sobre imersão na cultura chilena, só para explicar isso melhor. A imersão foi entrar na cultura do país, fazendo o que eles fazem e como eles fazem, ou seja, dispensamos os guias, traslados e tudo isso para termos mais contatos com os chilenos.

É incrível como em nossas viagens não nos desprendemos de nossa realidade. Você já deve ter viajado, e ter feito um passeio através de uma agência de turismo, pois bem, quando você vai com guia, você é recebido junto com outros brasileiros, faz o passeio com outros brasileiros, volta com outros brasileiros, enfim, qual o contato que teve com a cultura local, quase nenhuma. Nossa intenção nessa viagem foi dispensar os guias e fazer tudo por conta própria, pelo menos quase tudo, teve um que não teve jeito, mas vou postar depois.

Vamos para nosso dia. Hoje visitamos a vinícola Undurraga, aliás, só tenho elogios a essa vinícola, pessoas maravilhosas, ambiente exuberante e vinhos fantásticos. Indico essa visita.
Viña Undurraga - Talagante - Chile

A vinícola Undurraga fica localizada em Talagante, uma cidade vizinha de Santiago. Antes de viajarmos mandamos um e-mail para a vinícola aqui do Brasil mesmo e agendamos nossa visita. O valor foi de CL$ 8.000,00 por pessoa e com degustação de 4 vinhos diferentes.

Como falamos em imersão na cultura, para chegar a vinícola pegamos um metrô até a Estácion Central, na estação tivemos que atravessar o shopping que existe na estação e do outro lado pegamos um ônibus para Talagante. Existem vários ônibus na Estácion Central que vão para Talagante, então perguntamos qual passa pela Undurraga, e pedimos para o motorista nos deixar em frente, e foi isso que aconteceu. Foi muito fácil chegar a vinícola sem ter que usar guias, somente fazendo como os chilenos fazem. Para retornar foi bem fácil também, basta dar sinal para o ônibus parar na rodovia e nos trazer de volta a Santiago. O preço do ônibus depende do local onde se pega, ou seja, se vai fazer a viagem completa até Talagante fica em CL$ 1.100,00 e na volta quando se pega na rodovia custa CL$ 1.000,00.

Agora a vinícola merece um post a parte pois é fantástica.

Nesse dia aproveitamos para sair a noite. No bairro de Los Leones existem vários restaurantes, escolhemos um chamado La Picola Italiana, e degustamos uma massa com um bom vinho, nesse caso escolhemos um Misiones de Rengo Syrah. Há, sim outra dica, não perca tempo com táxis, fomos até Los Leones de metrô.



SANTIAGO - 15/07/2014

Troca da Guarda - La Chascona - Cerro de San Cristobal



Nesse dia havíamos programado para conhecer o Vale do Colchágua, porém devido a chuva deixamos para a sexta-feira. Então resolvemos conhecer um pouco mais dos pontos turísticos de Santiago.

Troca da Guarda no Palácio de La Moneda
Primeiramente fomos de metrô até a estação Moneda, onde fica o Palácio de La Moneda, a sede da Presidência da República Chilena. Lá podemos ter um show a parte dado pela guarda do palácio, que dia sim, dia não, faz a troca da guarda pontualmente às 10 horas em um show de 20 minutos que incluí, banda, cavalaria e soldados.

Depois usamos novamente o metrô e descemos na estação Baquedano, aliás, o metrô de Santiago é bem eficiente, pontual e com mapas em todos os carros, sendo um excelente meio de transporte que adotamos pelo custo e também pela nossa intenção de ter uma viagem de imersão na cultura local. Depois falarei mais sobre isso.

Pablo Neruda
Voltando ao passeio, descemos na estação Baquedano, lá perto da estação tem dois pontos turísticos muito bonitos e interessante, o primeiro deles é a  "La Chascona", da Fundación Pablo Neruda. A La Chascona é a casa onde morava o escritor e poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973).

Depois de sua morte a casa se transformou em um museu dedicado a vida de Pablo e de sua esposa Matilde. A visitação ao museo custa CL$ 5.000, e é feita através de de um áudio guia, você visita os cômodos das casa de Pablo Neruda e através de um aparelho ouve a história do local e de tudo que compõe o ambiente. Vale a pena visitar a La Chascona, é um passeio que dura em torno de 30 minutos e aprendemos muito sobre a vida desse poeta.

Depois da La Chascona, basta andar uns 200 metros e você estará na entrada do Cerro de San Cristobal. O cerro possui uma altitude de 880 metros, e uma proeminência de 280 metros, é o segundo ponto mais alto da cidade, sendo superada apenas pela colina Renca . O morro está localizado entre os bairros de Providencia e Recoleta , tendo a seus pés o bairro Bellavista.

Funicular
No Cerro de San Cristobal fica localizado o zoológico municipal, não chegamos a visitá-lo, mas cremos ser um passeio interessante, principalmente para as crianças. Para subir o cerro, você tem duas opções, uma caminhada de 2 km, ou o Funicular, um espetáculo a parte. O funicular é um carro puxado por cabos de aço que te leva dos pés do cerro até um determinado ponto, de onde podemos seguir a pé para subir mais um pouco.



Do topo do cerro é possível ter uma visão incrível da cidade de Santiago e claro das cordilheiras que estavam cobertas de neve nessa época do ano. Para subir pelo Funicular tem um custo de CL$ 4.000,00 por pessoa que inclui ida e volta. Não esqueça de levar sua câmera fotográfica.

Vista de Santiago, visto do topo do San Cristobal
Saindo do Cerro de San Critobal você entra diretamente na rua Pio Nono, onde nas noites de Santiago é um point para os cidadãos e turistas aproveitarem com bares e boates. Aí também fica o Patio Bella Vista, que vou descrever depois, e que vale a pena uma visita tanto durante o dia, como a noite principalmente.





Dica: Santiago e repleto de shoppings e centros de compra, outro shopping que também fica perto do Parque Arauco é o Alto Las Condes. Para chegar vá de metrô até a estação Escuela Militar e de lá pegue um táxi.

sábado, 26 de julho de 2014

Santiago - 14/07/2014

Cerro de Santa Lucía - Parque Arauco


Primeiro dia oficial de viagem nesse país maravilhoso, o Chile. Nesse dia nos dedicamos a conhecer um pouco mais das belezas de Santiago, ficamos em um hotel chamado Galerias com uma excelente localização no centro de Santiago, perto do metrô, o que facilita em muito.

Visitamos o Cerro de Santa Lucía, um monte localizado no centro de Santiago que está a uma altitude de 629 metros acima do nível do mar e uma altura de 69 metros, com uma área de 65.300 m².

Algumas fotos:






O cerro é um local muito bonito no centro de Santiago onde podemos subir por escadarias e passagens que nos levam ao topo do cerro, e pleo caminho passando por jardins com locais para relaxamento.

No Chile o tempo é bem seco, sendo que a média de chuva é de seis dias por ano, e tivemos o prazer de ter uma tarde chuvosa nesse dia, então aproveitamos para conhecer o Parque Araúco, um dos maiores shoppings de Santiago, vale a pena conhecer, porém com preços bem caros, pois lá tem lojas de marcas famosas e um setor de luxo.

A noite aproveitamos para jantar e se deliciar com uma empanda chilena, você não pode ir ao Chile e deixar de comer uma empanada.




Santiago - 13/07/2014

Primeiro dia - Chegada


Você já deve saber que o primeiro e último dia de viagem, são dispensados pela longa trajetória nos aeroportos, rodovias, traslados e afins. E esse primeiro dia não poderia ser diferente, e com um detalhe ainda, viajamos no dia 13/07/2014 de Guarulhos para Santiago, e lembrando que nesse dia estava ocorrendo o jogo final da Copa do Brasil de 2014, Alemanha x Argentina, onde no placar final a Alemanha ganhou da argentina por 1 x 0.
Nosso vôo estava marcado para as 9:05 pela LAN, quando chegamos em Santiago por volta das 12:30 após passar pela alfandega e todas essas burocracias, acabamos chegando no hotel, fomos almoçar e como era final de copa, só conseguimos um McDonalds, aliás isso virou mania em nossas férias, mas é uma história para outro blog. Depois tivemos o prazer de assistir a final da copa em Santiago.
Aliás, por falar em traslado, desta vez dispensamos o uso de traslados e guias, fechamos toda nossa viagem diretamente com a cia aérea, hotel e afins, depois falo mais sobre isso com essa dica de libertação das agencias de turismo.


Santiago - Chile


Vamos começar nossa viagem por esse país maravilhoso, o Chile, um país na Amércia do Sul, protegido pela imponente Cordilheira dos Andes. Antes de começar vamos conhecer um pouco sobre sua história.

Bandeira do Chile
O Chile oficialmente República do Chile (em espanhol), é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador. O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6 435 quilômetros. O território chileno inclui alguns territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas de Sala y Gómez, as Ilhas Desventuradas e a Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia. O Chile possui uma reivindicação de 1 250 000 quilômetros quadrados de território na Antártida. Com um território de 756.950 km², uma população estimada de 15.116.435 habitantes segundo o Censo de 2012, sua capital é Santiago, e sua moeda é o Peso Chileno. Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chile.



Book Travel World - Dário de Viagem


Esse blog é um registro de viagens mantendo dicas e as melhores coisas para se ver por onde passamos. Esperamos com isso compartilhar com todos nossa experiência e fornecer dicas de como melhorar ainda mais sua viagem.

Blogueiros